Montadora revela em comunicado que problema no software de gerenciamento do motor do Onix Plus pode levar à quebra de componentes, vazamento de óleo e incêndio
Os fatos comprovam que comprar modelos recém-lançados no
mercado de automóveis pode ser um risco grande, pois a
possibilidade de aparecerem erros de projeto nos primeiros meses é
real. Foi o que aconteceu com o novo Chevrolet Onix Plus, o sedã
compacto que substitui o Prisma. Dois casos de incêndio registrados
foram suficientes para a General Motors suspender as vendas do
modelo e convocar recall para atualização do software de
gerenciamento do motor. Mas tudo indica que o problema é mais
grave.
O primeiro caso foi ironicamente registrado no pátio da fábrica da GM
em Gravataí, no Rio Grande do Sul, em setembro. De acordo com
relatos, uma unidade do modelo pegou fogo enquanto era manobrada
no pátio da montadora. Recentemente, na cidade de Mirador, no
Maranhão, o Onix Plus Premier de Cleiton James pegou fogo quando
ele seguia em direção a Teresina. O proprietário estava com o carro há
pouco mais de uma semana, e revelou que ouviu um ruído estranho
no motor seguido de uma explosão. Um vídeo que circula pelas redes
sociais mostra que, ao abrir o capô, Cleiton se deparou com as
chamas no motor. Ele só teve tempo de pegar os pertences no portamalas e sair de perto, para em seguida ver o fogo destruir seu carro
novo. De acordo com a GM, incêndio ocorrido no pátio da fábrica de
Gravataí teve origem no interior do veículo, e tem causa diferente da
ocorrida no Onix Plus que pegou fogo em Mirador
BLOCO QUEBRADO Depois desses dois casos, a General Motors
resolveu suspender as vendas do Onix Plus e convocou os
proprietários das cerca de 10 mil unidades que foram emplacadas de
agosto aos primeiros dias de novembro. De acordo com a montadora,
em condições muito específicas, o software de gerenciamento do
motor pode apresentar falha, causando danos ao motor. A revista
Quatro Rodas teve acesso ao esclarecimento oficial enviado pela GM
ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, no qual a montadora
revela que o problema no software pode causar quebra em
componentes mecânicos do motor, como pistão, biela e até o bloco,
causando vazamento de óleo, que ao entrar em contato com partes
superaquecidas entra em combustão.
COMUNICADO À IMPRENSA Depois de suspender as vendas do
modelo e convocar o recall, a GM distribuiu um comunicado à
Recentemente, outro Onix Plus foi totalmente destruído no Maranhão, mas não
houve feridos
(foto: Reprodução da internet)
08/11/2019 Novo Chevrolet Onix Plus tem vendas suspensas por causa de incêndios.
Imprensa revelando seu posicionamento oficial em relação ao
problema com o Onix Plus. Confira o comunicado na íntegra:
“A General Motors tem como prioridade a segurança dos seus
clientes. Por isso, informa que está prontamente convocando os
proprietários do Onix Plus modelo 2020 entregues até então para
atualização do software de gerenciamento do motor.
Em condições muito especificas e combinadas de pressão atmosférica,
temperatura ambiente, umidade relativa do ar e composição do
combustível o software de gerenciamento do motor pode,
eventualmente, apresentar falha, com risco de danos ao motor e
potencial incêndio, como no caso ocorrido na região Nordeste. Esta
condição é precedida de um alerta visual no painel de instrumentos –
a luz indicadora de funcionamento incorreto, referente ao motor,
acende.
Os proprietários dos modelos envolvidos serão chamados a
comparecer a uma concessionária Chevrolet para realizar de forma
gratuita o serviço. Destacamos que o incidente anterior, ocorrido no
pátio da fábrica de Gravataí, em setembro, foi um caso isolado
provocado por um fator que não tinha relação com o projeto do
veículo”.
A General Motors reafirmou que todas as unidades do Onix Plus
modelo 2020 entregues até então serão submetidas ao recall, que
consiste na atualização do software de gerenciamento do motor. Para
ser atendido, o cliente deve fazer o agendamento em qualquer
concessionária da Rede Chevrolet ou na Central de Relacionamento
Chevrolet pelo 0800-702-4200. A montadora reforça que “todos os
proprietários de Onix Plus devem levar seus veículos até a
Concessionária Chevrolet de sua preferência. A GM disponibilizará
para todos os clientes um veículo reserva alugado até que o
procedimento de atualização do software em seu carro seja efetuado”.
A montadora garante que a execução do serviço é rápida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.