O mercado brasileiro parece ter olhos só para os SUVs, porém, a verdade é que outros segmentos estratégicos continuam a ter relevância e atenção por parte dos fabricantes. É o que acontece entre as picapes. Independente do tamanho, todos os subsegmentos têm lançamentos que valem a pena esperar. Confira os 10 principais na lista da Autoesporte.
Fiat Toro facelift
A Fiat Toro é a picape média-pequena a ser batida. Líder do subsegmento, o modelo mudará até 2021, quando o seu facelift de meio de vida será aplicado. A novidade mais aguardada é o motor 1.3 turbo. Ele ficará entre a 1.8 e a 2.0 diesel em preço e vai ajudar a levar o peso do conjunto com agilidade superior até a do motor 2.4 MultiAir.
Ainda não há dados oficiais sobre a potência e torque da versão brasileira do motor 1.3. Na Europa, o GSE T4 (o 1.0 é T3 por ter três cilindros) está disponível em duas faixas de rendimento: 150 cv ou 180 cv. O torque de 27,5 kgfm é o mesmo para ambas variantes.
RAM 1500
A linha RAM finalmente passará a contar com dois modelos no Brasil. A RAM 1500 servirá como porta de entrada da marca. A picape não deixa de ser grande, tamanho que praticamente foi abandonado no nosso mercado (as chamadas fullsize) em favor das médias.
Nos Estados Unidos, a capacidade de carga é de 750 kg, inferior ao exigido para um motor diesel no país. Talvez isso facilite a homologação da versão com motor 5.7 Hemi a gasolina de 395 cv. É certo que a V6 3.0 turbo diesel de 264 cv também será vendida por aqui, mas terá que levar 1 tonelada para atender ao requisito para motores diesel no país.
A tração será 4X4 e a carteira de motorista deve ser a B (carros de passeio) e não C (para caminhões), exigida pela RAM 2500.
Ford F-150
Como a Ford nunca prometeu oficialmente o retorno da série F ao Brasil, não podemos dizer que a F-150 é uma eterna promessa. Talvez o termo mais adequado seja esperança. Curiosamente, a picape pode vir como importada, afirmou a mesma fonte que revelou a importação do futuro Baby Bronco. Confira o flagra do utilitário em testes no país.
Seria uma adição e tanto para o segmento. Só faltará a Silverado para fechar a trinca das picapes grandes norte-americanas. Os mais velhos se lembrarão da antiga F-250 e outros utilitários grandalhões que a Ford já teve no Brasil.
Chevrolet Montana - pode vir em uma seção à parte
A mesma fonte que nos falou sobre o reforço da carroceria do Onix e Prisma também confirmou a presença de uma picape na linha derivada da plataforma Global Emerging Markets (GEM). E não é que a fonte estava certa?
A gama GEM será expandida até 2023, data limite para a nova Montana (nome apenas especulativo) chegar ao mercado. A arquitetura modular permitirá esticar bem as medidas em comparação aos novos Onix e também a substituta da Spin. A oferta de cabine dupla é dada como certa.
Peugeot
O projeto foi detalhado por Autoesporte em primeira mão. A picape média terá construção convencional, ou seja, cabine sobre chassi de longarinas. Isso permite algumas alterações chaves da carroceria sem a necessidade de mudar a base derivada da Kaicene F70.
O estilo evocará a imagem do 3008 e do 5008. E o motor diesel terá a companhia da tração 4X4 temporária. O lançamento será em 2021. De acordo com fonte, o projeto foi criado pela chinesa como uma engenharia reversa da Toyota Hilux.
Mitsubishi L200 reestilizada
Confirmada para o segundo semestre de 2020, a Mitsubishi L200 reestilizada tem estilo muito próximo da ousadia do Pajero Sport. Os faróis espichados e a nova grade oferecem um arrojo que faltou ao modelo pré-facelift. Além disso, torcemos para que o novo câmbio de seis marchas seja adotado. A atual tem caixa de cinco marchas. Também esperamos pelo pacote de segurança semiautônomo. É algo que equipa a Ford Ranger, uma das referências em tecnologia no segmento.
Hyundai Santa Cruz
Todos esperavam uma picape Hyundai feita sobre monobloco. O conceito Santa Cruz antecipava esse estilo de Santa Fe com caçamba. Entretanto, a confirmação do utilitário deixou claro que a construção será sobre chassi. O segmento das picapes médias tem ganhado volume nos Estados Unidos, que presenciou até o renascimento da Ranger. Não seria tão vantajoso investir em uma média pequena de passeio.
E a picape do Creta? Revelado na edição de 2016 do Salão de São Paulo, o projeto da Creta STC não passou de um conceito e foi descartado. Seria ótimo ver uma versão derivada da nova geração do SUV.
Fiat Strada
É o projeto mais esperado. Revelada por Autoesporte, a segunda geração da Strada pode ser a líder geral entre os utilitários do tipo no Brasil. Com lançamento previsto para março de 2020, a picape será uma concorrente para a Renault Duster Oroch (que tem reestilização prevista para o ano que vem) e também para a Saveiro. A VW ainda ficará um tempo no mercado e deve passar por uma reestilização.
A oferta de carroceria parcialmente estendida e dupla 4 portas vai ajudar o modelo a cobrir uma fatia extensa do segmento. As mais simples terão o antigo motor 1.4 Fire, mas as versões CD terão sempre o 1.3 Firefly. Os motores 1.0 e 1.3 turbo não equiparão a picapinha.
Por ora, o projeto da picape média derivada da Dakota está parado. O utilitário seria uma alternativa para ocupar o grande espaço entre a Toro e a RAM 1500. Tomara que saia do papel nos próximos anos. A Dakota chegou a ser produzida no país pela Dodge entre 1998 e 2001.
Volkswagen Tarok
O projeto e o nome foram descobertos com exclusividade por Autoesporte e logo fizeram barulho. Apresentada no Salão de São Paulo, a média-pequena ganhou o batismo de Tarok e já tem data de lançamento: 2021 (CHECAR). Construída sobre a plataforma MQB, a picape VW tem muito de carro de passeio. Nada mais natural para um veículo destinado a enfrentar a Toro. Da mesma maneira que o modelo da Fiat, a Tarok terá opção de tração 4X4 permanente. E deve contar com um propulsor a diesel e também com o conhecido 1.4 TSI.
Ford Courier
Ao contrário da Hyundai, a Ford decidiu apostar na construção derivada de carro de passeio para a sua nova picape. A decisão foi motivada pelo fato da marca já contar com a Ranger, uma média tradicional, e com a grandalhona F-150. Faltava apenas o nicho das picapes média-pequenas.
Chamada de Courier, a picape bem poderia adotar outros nomes do passado. O nosso preferido é Ranchero, nome do modelo que concorria com o Chevrolet El Camino (CHECAR). A base não impede a Ford de ter tração 4X4. Esperamos pelos novos motores 1.5 e 2.0 turbo. E o lançamento será no Brasil, uma prova de importância do nosso mercado para a marca americana, ainda mais após o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo, SP.
A informação foi revelada pelo site Wheels. Eles também fizeram uma projeção bem bacana (imagem de abertura da matéria).
Bônus: picape Jeep Gladiator e JAC iEV330P
Algumas picapes de nicho também são previstas para o mercado brasileiro. A JAC tem um modelo elétrico que começará a ser vendido em 2020, a iEV330P, cotada a R$ 229 mil. Leia o teste do modelo chinês.
Outro modelo incomum que deve ser trazido até 2020 é a Jeep Gladiator. Ainda faltam alguns cálculos para bater o martelo, especialmente a questão do preço. Porém, os estudos estão bem adiantados. Será uma opção casca grossa no segmento das picapes médias.
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