Brasil assina norma pioneira sobre condições de trabalho em frigoríficos
São Paulo – O Brasil regulamentou hoje (18) uma série de exigências pioneiras em relação às condição de trabalho em frigoríficos que vão de pausas em atividades repetitivas à adaptação de móveis. A Norma Regulamentadora 36, a NR dos Frigoríficos, foi assinada pelo ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias.
“Estou indo agora para a Argentina e mês que vem vou para a Europa divulgar a NR dos Frigoríficos, que é resultado de uma luta de 15 anos. O Brasil será exemplo para os outros países”, conta o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação, Agroindústria, Cooperativas de Cereais e Assalariados Rurais (Contac), Siderlei Oliveira. “As doenças e acidentes são políticos. Faltava vontade do empresário de investir e garantir a segurança dos trabalhadores.”
A NR dos Frigoríficos exige que as empresas organizem pausas de dez minutos a cada 50 minutos trabalhados. Além disso, prevê que haja adaptação de móveis e colocação de bancos na linha de produção para que os funcionários trabalhem ora sentados, ora de pé. As empresas têm entre seis meses e dois anos para regularizar as mudanças.
Segundo o Ministério da Previdência Social, ocorreram 19.453 acidentes de trabalho em frigoríficos em 2011, o que equivale a 2,73% de todos os 711.164 acidentes de trabalho do país. Foram registrados naquele ano 32 óbitos no setor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.