A pesar das manifestações realizadas por entidades em Açailândia ao longo da semana, o Poder Judiciário se pronunciou na noite desta quarta-feira (20), o desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Raimundo José Barros de Sousa, manteve a perda de mandato dos 09 (nove) vereadores de Açailândia que ocorreu por decreto legislativo.
Por antecipação de tutela (liminar), os 09 parlamentares que tiveram seus mandatos extintos no dia 18 de janeiro do corrente ano, por não terem sido empossados dentro do prazo regimental de 15 dias, entraram com uma ação na justiça de 1° grau em Açailândia, na tentativa de reaver a decisão proferida pela atual mesa diretora da câmara municipal de vereadores.
O juiz José Pereira Lima Filho chegou a determinar que o atual presidente da Câmara, Josibeliano Chagas Farias (o Ceará), anulasse os decretos que extinguiu os referidos mandatos, bem como a posse dos suplentes com ordem de até 48 horas dar posse aos 09 vereadores, fato que não ocorreu.
O Presidente da Câmara Ceará recorreu da decisão de primeiro grau junto ao Tribunal de Justiça do Maranhão, que revogou a decisão do juiz de Açailândia.
Na decisão do desembargador Raimundo José Barros de Sousa, sita que todos os parlamentares no caso os 09 foram notificados via WhatsApp, mas ainda assim não compareceram para tomar posse, o que acabou culminando nesse desfecho.
Blog JA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.