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Volkswagen está investindo R$ 200 milhões na fábrica de São Bernardo
para modernização da planta, localizada na Via Anchieta. O objetivo é
adaptar a unidade para a produção da nova Saveiro. A empresa aposta no
lançamento da picape leve para alavancar as vendas da marca no Brasil.
O modelo – na versão anterior – já era produzido no parque fabril do
Grande ABC. Entretanto, para que a nova geração da caminhonete pudesse
ser feita em São Bernardo, a planta precisou passar por alterações nos
processos nas áreas de estamparia, armação, pintura e montagem final.
Segundo a empresa, o setor de estamparia ganhou equipamentos de
medição e nova esteira para inspeção das peças da superfície, enquanto a
seção de armação foi reforçada com instrumentos para junção da tampa
dianteira do automóvel. Para a pintura, foram implantados dispositivos
específicos para a colocação de apliques no veículo, como o novo friso
para a lateral externa e para as soleiras do modelo Cross. A montagem
final recebeu instalação de mecanismos para encaixe do painel, além de
sistema conhecido como manipulador, que serve para transportar,
centralizar e encaixar o conjunto das partes do carro, facilitando a
montagem e a fixação na carroceria.
Em nota, o presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels, afirmou
que “as qualidades da nova Saveiro certamente ajudarão a marca a
conquistar novos clientes no Brasil e novos mercados para exportação”.
Questionada pelo Diário sobre estimativas para geração de empregos, a
empresa não soube informar.
O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC afirma que os investimentos na
fábrica de São Bernardo já haviam sido assegurados em 2012, quando a
categoria e a montadora assinaram acordo coletivo válido até 2017. Entre
outros itens, a convenção prevê reajustes salariais anuais pelo INPC
(Índice Nacional de Preços ao Consumidor) mais aumento real de 2%.
GENERAL MOTORS
Terminou sem acordo a reunião realizada ontem entre integrantes do
Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano e representantes da direção da
General Motors. Os trabalhadores buscam alternativa para que a empresa
desista de demitir cerca de 1.000 funcionários da fábrica da cidade. O
principal impasse é o fato de a companhia insistir na revogação da
cláusula do acordo coletivo que prevê estabilidade para os operários
acidentados ou que possuem doenças ligadas à atividade profissional.
Outra condição apresentada pela GM para não efetuar os cortes é
congelar os aumentos neste ano, que seriam substituídos por um abono
salarial. Para 2017, haveria reposição de metade da inflação acumulada
no ano. A correção no valor dos vencimentos seria normalizada apenas em
2018.
O sindicato pede a renovação do lay-off (suspensão temporária do
contrato de trabalho) de 1.700 pessoas, que vence em abril, por mais
sete meses. Com isso, a turma ficaria afastada até novembro. Nova
reunião está marcada para terça-feira no período da manhã.
fonte: www.dgabc.com.br/
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