Número dobrou em 2 anos. Aprovar reformas nas previdências estaduais é crucial para reequilibrar as contas, diz especialista
SÃO PAULO - O número de estados com mais aposentados e pensionistas do que servidores da ativa em seus regimes próprios de Previdência dobrou em dois anos. Pelo menos dez chegaram ao fim do ano passado nessa situação. Em 2017, eram apenas cinco, conforme pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre/FGV).
A lista atual inclui Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, entre outros. O Rio Grande do Sul é o caso mais extremo: há 2,9 aposentados e pensionistas para cada servidor da ativa. Para especialistas, aprovar reformas nas previdências estaduais é crucial para reequilibrar as contas.
Para saber quais são os outros estados que têm mais aposentadores de funcionários públicos trabalhando, quais deles já aprovaram mudanças em seus sistemas de aposentadoria e como essa situação afeta as finanças estaduais, leia a íntegra da reportagem exclusiva para assinantes do GLOBO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.