19/02/2016
Algumas atitudes simples podem adiar uma visitinha ao mecânico
A durabilidade de um carro depende, em boa parte, da fabricante.
Porém, o dono do carro também tem papel de vital importância. Faz muito
mais sentido manter o veículo rodando em boas condições que
ser forçado a trocá-lo num curso espaço de tempo. Uma vez que um novo
motor pode facilmente custar vários milhares de reais, ter cuidado com o
que você já tem, fará seu investimento valer ainda mais a pena a longo
prazo. Da gasolina certa às trocas de marcha, veja sete dicas fáceis de serem implantadas que podem fazer a diferença na durabilidade.
1 – Troca de óleo – A
troca de óleo é rápida e fácil de ser feita. Não vale colocar a culpa
na falta de tempo. Além de facilitar o movimento interno das peças, o
lubrificante limpa o motor. Ele retira os microscópicos fragmentos
metálicos gerados do contato entre as peças por ele lubrificadas. Por
isso, o óleo precisa sempre estar em dia. A troca dentro dos prazos
estabelecidos pelas montadoras é fundamental, geralmente entre 10 mil
quilômetros ou seis meses. E substitua sempre por um produto com as
mesmas especificações. Cada motor tem um lubrificante apropriado. Na
dúvida, consulte o manual do veículo.
2 – Aditivada –
Use gasolina aditivada. Ela é composta por aditivos que ajudam na
limpeza interna das partes móveis do motor e nos bicos injetores. Assim,
sem os resíduos, a queima de ar e combustível na câmara de combustão
será perfeita. A gasolina comum não tem esses aditivos.
3 – Filtros – Troque
dentro dos prazos estabelecidos pela montadora os filtros de ar, de
óleo e de combustível. Todos evitam a entrada de impurezas no motor. O
de óleo deve sempre ser trocado no mesmo momento do lubrificante. O de
combustível e o de ar, em média, a cada 10 mil quilômetros (pode variar
de modelo para modelo). Todos também são fáceis, rápidos e baratos de
serem trocados.
4 – Água do radiador –
Parece uma coisa banal, mas olhar o nível correto da água do radiador é
fundamental para o bom funcionamento do motor e sua consequente
durabilidade. O nível no reservatório deve estar sempre entre o mínimo e
o máximo ao ser verificado com o motor frio. Nem mais, nem menos. Nunca
encha além do máximo. O nível errado pode levar o motor ao
superaquecimento. Isso você mesmo pode fazer antes de sair de casa.
Também é fundamental trocar o aditivo do radiador a cada 10 mil
quilômetros. Ele é recomendado pelas montadoras e faz a limpeza do
sistema de arrefecimento.
5 –Troca de marchas –
Uma dica simples para evitar o desgaste do motor é fazer corretamente a
troca de marchas. Evite aquela esticada na hora de cambiar. Faça as
trocas suavemente. Os manuais dos carros trazem a velocidade certa para
as trocas, caso você tenha dúvida.
6 – Aceleradas – Aceleradas desnecessárias só aumentam o gasto de combustível e desgastam o motor. Parado, não fique acelerando. Também não acelere na hora da partida e quando for desligar o motor. No momento da arrancada, pise no acelerador somente o necessário. O conta-giros dos carros pode ajudar muito.
7 – Amaciamento – Carros
novos ainda precisam de um período inicial de amaciamento. Pelo menos
até os 3 mil quilômetros evite passar da velocidade recomendada pelo
fabricante , tenha mais cautela nas aceleradas bruscas e não passe das
5.000 rotações por minuto. Outra dica é esperar por cerca de cinco
minutos o carro aquecer nos primeiros 1 mil quilômetros. Esses cuidados
no início podem influenciar na vida útil do motor do seu veículo.
8 - Excessos de velocidade – Você
sabia o excesso de velocidade também é ruim para o seu motor? Ela
obriga o motor trabalhar mais por bombeamento e usando mais combustível,
e força os pistões e outras peças móveis para trabalhar a uma
velocidade maior do que é o ideal.
A velocidade de
cruzeiro ideal para a maioria dos carros e caminhões é de cerca de 80,5 a
88,5 quilômetros por hora. Para uma velocidade de cruzeiro a 96,6 km
por hora, requer cerca de 73 por cento mais potência. Para cruzeiro de
112,7 km por hora, exige quase 160 por cento mais potência .
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