Açailândia/Ma - A ferrovia que ligará
Açailândia (MA) ao Porto de Vila do Conde, em Belém (PA), será o primeiro dos 12
trechos ferroviários a serem licitados pela Empresa de Planejamento e Logística
(EPL). Segundo o presidente da empresa, Bernardo Figueiredo, a previsão é que os
primeiros estudos sobre a estrada devam ser publicados na semana que
vem.
“Provavelmente,
o período de concessão será 35 anos”, disse Figueiredo, nesta segunda-feira
(18), após participar de seminário de infraestrutura no Itamaraty. Com a ligação
da ferroviária, será criada uma alternativa para o transporte de grãos, minérios
e para a produção siderúrgica que, atualmente, escoa pelo Porto de Itaqui (MA).
Açailândia
serve de ligação da Ferrovia Norte Sul e da Estrada de Ferro Carajás com o Porto
de Itaqui. “A [futura] ferrovia representará uma extensão da Norte Sul, e criará
uma opção para [as cargas] saírem por Belém”, explicou Bernardo Figueiredo.
Administrada pela Companhia Vale do Rio Doce, a Estrada de Ferro Carajás é o
único acesso ferroviário a Itaqui.
Entre as 12
frentes previstas estão os ramos norte e sul da Ferroanel, em São Paulo; e o
acesso ao Porto de Santos, desde Ribeirão Pires, passando por Raiz da Serra e
Cubatão. Há também a ligação entre Mato Grosso, onde é grande a produção de
grãos, e a região de Lucas do Rio Verde. Com isso, o país poderá escoar de forma
rápida mais de 37 milhões de toneladas de grãos.
Há, ainda,
ferrovias que ligarão Uruaçu (GO), Corinto (MG) e Campos (RJ) com os portos de
Vitória (ES) e do Rio de Janeiro. Recife, onde está prevista a chegada da
Ferrovia Transnordestina, será o destino de outra estrada de ferro, que se
estenderá até Belo Horizonte (MG) via Salvador (BA), passando por Aracaju (SE) e
Maceió (AL).
A Região Sul
será beneficiada com uma ferrovia que vai de Porto de Rio Grande (RS) até São
Paulo, passando por Porto Alegre (RS) e Mafra (SC), de onde será feita uma
ramificação até Maracaju (MS).
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