Redução da linha de modelos e de fábricas segue a estratégia global da Ford para reduzir custos.
Assim como aconteceu nos EUA, a Ford decretou o fechamento de uma de suas fábricas no Brasil. A planta de São Bernardo do Campo é a mais antiga da marca no país e era responsável pela produção do New Fiesta hatch e dos caminhões Cargo, F-4000 e F-350. O encerramento das atividades da fábrica será feito ao longo de 2019 e os modelos continuarão a ser vendidos até o fim dos estoques.
A aposentadoria do New Fiesta se dá em um conturbado momento para a Ford. Em 2018 a marca havia anunciado que retiraria de linha no Brasil a família Focus ao mesmo tempo que anunciava o fim da produção do Fusion no México, país pelo qual o modelo é ainda exportado para cá. Vale lembrar que o New Fiesta Sedan já estava fora de linha desde janeiro desse ano, enquanto o hatch perdia as versões automatizadas.
Apesar de ter argumentado durante o lançamento do Ka reestilizado que estava comprometida com o New Fiesta, a Ford retirou o hatch compacto de linha pouco depois de um ano de seu lançamento (ocorrido em novembro de 2017). A chegada do Ka com câmbio automático e motores mais modernos que seu irmão, além das vendas em queda antes mesmo da mudança, motivaram o fim da produção do Fiesta no Brasil.
Caminhões
Desaquecido no Brasil, o setor de caminhões também foi abandonado pela Ford com o anúncio do fechamento da fábrica. “A decisão de deixar o mercado de caminhões foi tomada após vários meses de busca por alternativas, que incluíram a possibilidade de parcerias e venda da operação. A manutenção do negócio teria exigido um volume expressivo de investimentos para atender às necessidades do mercado e aos crescentes custos com itens regulatórios sem, no entanto, apresentar um caminho viável para um negócio lucrativo e sustentável.”, relata o comunicado oficial da marca.
Custos
Segundo a Ford, o processo de reestruturação levará à redução de mais de 20% dos custos com funcionários e estrutura administrativa da região. A marca prevê aproximadamente R$ 1,71 bilhões de impacto com a decisão, sendo R$ 1,33 bilhões destinados somente a compensação de funcionários, concessionários e fornecedores. A fábrica de Camaçarí, na Bahia, responsável pela produção de Ka e EcoSport continuará na ativa, enquanto a marca se compromete em investir mais em SUVs e picapes.
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