Movimentos protestam contra
corrupção e por transporte melhor |
Convocada pelo Sindicato dos metroviários, CSP-Conlutas, Intersindical, CUT, CTB e outras entidades, a manifestação denunciando o esquema de corrupção entre o governo de São Paulo e multinacionais em licitações do Metrô e CPTM levou ontem (14) cerca de 4 mil pessoas às ruas na capital paulista.
Os manifestantes se concentraram às 15 horas, no Vale do Anhangabaú, com faixas e cartazes que traziam frases como: Transporte não é mercadoria. Chega de sufoco! Por um transporte dos trabalhadores e usuários.
Estamos aqui expressando nossa indignação frente à máfia dos transportes, que inclui o governo Alckmin e vai além dele, afirma Altino de Melo Prazeres, presidente do Sindicato dos metroviários. O protesto seguiu pela rua Libero Badaró e passou pelo Pátio do Colégio. Ao final, a maioria dos manifestantes ficou na praça da Sé.
Mais informações: www.metroviarios.org.br
Samsung é processada por
condições de trabalho em Manaus |
O Ministério Público do Trabalho (MPT) entrou com Ação Civil Pública contra a multinacional sul-coreana Samsung, por denúncias de más condições de trabalho em fábrica na Zona Franca de Manaus. O MPT cobra indenização de R$ 250 milhões por danos morais coletivos.
Segundo a ação, inspeção na fábrica identificou graves infrações, como jornadas exaustivas; ritmo de trabalho incompatível com a saúde; insuficiência de pausas; exigência reiterada de horas extras; trabalho em feriados, entre outras.
A ação aponta que para montar uma televisão o funcionário dispõe de apenas 65 segundos. O próximo funcionário da linha de montagem tem 4,8 segundos para colocar o aparelho na caixa. A montagem de um celular leva apenas 32,7 segundos.
Problemas - De acordo com os procuradores, somente em 2012, mais de 2 mil trabalhadores da fábrica tiveram de se ausentar do trabalho por até 15 dias por motivos de saúde.
Mais informações: www.prt11.mpt.gov.br
Seminário debate riscos do excesso
de trabalho à saúde da Mulher |
O Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio em Marília e Região promove sábado (17), a partir das 14 horas, o 7º Encontro Regional da Mulher EAA. O tema será O excesso de trabalho e suas consequências na saúde das Mulheres.
A psicóloga Maria Izabel Manzano fará palestra sobre o tema. Pesquisas apontam que as trabalhadoras cumprem jornadas de trabalho maiores que 40 horas semanais, que podem acarretar problemas físicos e emocionais mais sérios do que se imagina.
Associadas podem se inscrever na sede ou preenchendo ficha no sitewww.seaacmarilia.org.br
Rádios comunitárias defendem Portaria
|
A Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço) considera positiva a Portaria 197/2013, do Ministério das Comunicações, que esclarece pontos da legislação do setor. A portaria está sendo questionada pelas emissoras comerciais.
O coordenador da Abraço, José Sóter, explica que o apoio cultural de órgãos públicos não é vetado na Lei nº 9.612. "A portaria vem esclarecer o que está na lei, que é o apoio cultural sem restrições, diz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.