Crédito imobiliário
O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, durante entrevista após a cerimônia de posse no Palácio do Planalto falou que vai "vender" até R$ 100 bilhões em operações de crédito imobiliário que a instituição possui aos agentes do mercado como forma de obter mais recursos.
Esse tipo de operação é conhecida como "securitização", uma prática que consiste em agrupar esses ativos, convertendo-os em títulos que podem ser negociados no mercado de capitais.
"A Caixa vai passar a ser uma originadora de crédito imobiliário, mais do que reter no balanço. Esse é um tempo de anos. Não vai acontecer em dois, três, quatro anos. O objetivo nos próximos 10 anos é que a Caixa passe a originar 70% do crédito, mas venda uma parte relevante. É assim que é salutar", delarou ele.
Juros
Pedro Guimarães explicou que a classe média terá de pagar juros maiores do que aqueles oferecidos nas operações do programa Minha Casa Minha Vida.
"Se hoje você tem zero de empréstimo para pessoas de classe média, não vão ser os juros do Minha Casa Minha Vida. Quem é classe média, tem de pagar mais. Ou vai buscar no Santander, Bradesco, Itaú. E vai ser um juros de mercado [na Caixa Econômica Federal]. A Caixa vai respeitar os juros de mercado", afirmou o novo presidente da instituição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.