O relato prévio de um artigo elaborado por pesquisadores do King's College de Londres, em 16 de julho, revelou que existem 6 diferentes "tipos" de covid-19, cada um caracterizado por um conjunto específico de sintomas.
Utilizando o aplicativo de rastreamento chamado COVID Symptyom Study (Estudo de Sintomas da covid), os cientistas conseguiram definir e isolar 6 diferentes tipos de manifestação da doença, o que poderá servir como guia para determinar a gravidade dos sintomas e a necessidade ou não de auxílio respiratório em caso de hospitalização.
Uma das autoras do estudo ainda inédito, Claire Steves, explicou à agência Reuters que, "se você consegue prever quem são essas pessoas no quinto dia, você tem tempo para dar a elas apoio e intervenções precoces, como monitoramento do nível de oxigênio e de açúcar no sangue".
Os velhos e os "novos" sintomas
Apesar de tosse persistente, febre e perda de olfato serem frequentemente destacadas como os principais sintomas da covid-19, os dados coletados pelo app incluem também enxaquecas, dores musculares, fadiga, diarreia, confusão, perda de apetite, falta de ar e outros.
Veja abaixo quais são os 6 padrões de sintomas da covid-19 detectados pelos pesquisadores:
"Gripe" sem febre: enxaqueca; perda de olfato; dores muscular, de garganta e no peito; tosse; sem febre.
"Gripe" com febre: enxaqueca; perda de olfato e de apetite; tosse; dor de garganta; rouquidão; febre.
Gastrointestinal: enxaqueca; perda de olfato e de apetite; diarreia, dores de garganta e no peito; sem tosse.
Grave nível 1 (fadiga): enxaqueca; perda de olfato; tosse; febre; rouquidão; dor no peito; fadiga.
Grave nível 2 (confusão): enxaqueca; perda de olfato e de apetite; tosse; febre; rouquidão; dores muscular, de garganta e no peito; fadiga; confusão.
Grave nível 3 (abdominal e respiratório): enxaqueca; perda de olfato e de apetite; tosse; febre; rouquidão; dores musculares, de garganta, no peito e abdominal; fadiga; confusão; dificuldade respiratória; diarreia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.