Postado em 29/05/2014 às 11:57 por InotcíciaMA
MUNDO – Uma empresa de inteligência de ciber-ameaças, com sede em Los Angeles, emitiu uma alerta global sobre um novo vírus capaz de infectar máquinas de pontos de venda, as populares ‘máquinas de cartão’.
De acordo com a nota, a operação criminosa infectou em média 1.500 terminais de pontos de venda, ferramentas de gestão contábil para varejo e plataformas de gestão de compras (back-office) em 36 países, incluindo Brasil, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Reino Unido, China e Rússia.
O malware (software destinado a infiltrar-se em um sistema de computador alheio de forma ilícita) foi apelidado de Nemanja. O vírus foi idealizado para trabalhar em múltiplas plataformas, maximizando o potencial de infecção.
A empresa identificou e divulgou, uma lista de 25 diferentes programas usados nesses sistemas.
Como ele age?
Além da capacidade de recolher dados de cartão de crédito, o Nemanja pode gravar as informações inseridas pelo teclado e contidas nos cartões, como senhas e credenciais. Com essas informações, os criminosos podem atacar as finanças pessoais dos usuários.
Segundo a consultoria, a expectativa é de que os ataques a sistemas de gerenciamento do varejo de países em desenvolvimento cresçam exponencialmente, em especial pela conectividade constante dos terminais, que facilitam a captura das máquinas em redes zumbis, sob o controle de cibercriminosos.
Com informações do Imirante
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.