Volkswagen Virtus: sedã do Novo Polo chega em janeiro
A
Volkswagen está revelando oficialmente o Virtus, a versão sedã do novo
Polo. Nem adianta fixar os olhos na foto de dianteira, pois você não
encontrará mudanças. Desça mais um pouco e veja a parte de trás, esta
sim inédita.
Reparou?
Não dá para comparar esta traseira com a de nenhum outro sedã da
Volkswagen. O mais próximo é o Jetta, que também tem a placa instalada
na tampa.
Mas
o Virtus tem lanternas que avançam mais sobre as laterais e dão
continuidade aos fortes vincos que começam nos para-lamas dianteiros. O
para-choque também é mais elaborado, com barra cromada que o atravessa
de ponta a ponta. Só ficaram faltando os refletores.
O
Polo tem 2,56 m de entre-eixos. O Virtus tem 2,65 m, ou 8,6 cm a mais.
Por isso as portas traseiras são maiores e têm uma divisão no vidro
lateral, além da janela espia ascendente que ajuda a deixar o caimento
do teto proporcional.
No
fim, o terceiro volume deixou o Volkswagen Virtus 42,5 cm mais longo
que o Polo. São 4,48 m de comprimento, fáceis de justificar: o
porta-malas tem capacidade de 521 litros.
No
Voyage são 480 l, no Jetta 470 l e no Passat, 506 l. Supera ainda o
Renault Logan (510 l) e empata com o Fiat Grand Siena (520 l), mas não
alcança o Chevrolet Cobalt (563 l).
A
altura do Virtus é de 1,46 m, 4 mm a mais do que a do Polo, e a largura
é a mesma: 1,75 m. Em outras palavras, tem o mesmo entre-eixos do
Jetta, mas é 2,7 cm mais estreito e 1 cm mais baixo. Tem explicação: a
nova geração do Jetta será apresentada em janeiro no Salão de Detroit e
chega no ano que vem. Os sedãs médios mais recentes têm entre-eixos na
casa dos 2,70 m.
Observando
melhor o Virtus de frente, a impressão que passa é que a parte preta do
para-choque frontal e os fortes vincos que definem a linha de cintura
fazem mais sentido no sedã do que no hatch. Discorda?
De
resto, o Virtus é a reprise de uma grande novidade. O interior é
exatamente igual ao do Polo, com os mesmos equipamentos, inclusive. A
versão das fotos é a topo de linha Highline, que também terá o quadro de
instrumentos digital Active Info Display, com tela de 10,25 polegadas e
a central multimídia Discover Media de 8 pol como opcionais.
Luzes
diurnas de leds, ar-condicionado automático de uma zona e acesso,
partida sem chave, detector de fadiga e sensores de estacionamento
dianteiros e traseiros são outros dos equipamentos que também estarão
disponíveis no Virtus.
Mas
o sedã não terá o motor 1.0 aspirado de 84 cv. Começará pelo 1.6 MSI de
120 cv e 16,8 mkgf combinado ao câmbio manual de cinco marchas. Mas
deve seguir o Polo à risca e segunda opção será o motor 1.0 TSI de 128
cv e 20,4 mkgf de torque, sempre combinado ao câmbio automático de seis
marchas.
O
problema de ter versões iguais às do Polo é que a versão de entrada não
terá ajuste elétrico dos retrovisores, faróis de neblina ou ajuste de
altura para o volante. Volks, ainda há tempo de evitar essa mancada no
Virtus…
Mas
a empresa já adiantou que controles de estabilidade e tração serão
equipamentos de série apenas para a versão TSI. No 1.6, serão oferecidos
entre os itens opcionais.
Com
o Polo 1.6 partindo dos R$ 54.990, é de se esperar que o Virtus tenha
preço inicial na casa dos R$ 58 mil, chegando perto dos R$ 75 na versão
mais completa – que poderá passar dos 80 mil com todos os opcionais. O
lançamento está previsto para janeiro.
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