Sexta geração do Opel Astra nascerá sobre a plataforma do novo Peugeot 308 e terá versão híbrida plug-in, bem como uma perua
Enquanto algumas marcas estão aposentando ícones do passado para criar novos carros elétricos, a Opel prepara-se para lançar um novíssimo Astra. Nesta semana, a montadora alemã, que pertence à PSA e, agora, também faz parte do grupo Stellantis, divulgou as primeiras imagens da 6ª geração do hatch nascido em 1991, há exatos 30 anos.
Em outra imagem, uma parte do painel é revelada e surpreende ao mostrar duas telas voltadas ao motorista, como em um cockpit. Os visores são grandes e parecem ter 10 polegadas — a Opel chama de “Pure Panel”. Um deles exibe os instrumentos, como velocímetro e demais dados de bordo, e o outro serve à multimídia, que tem Wi-Fi e loja de aplicativos.
O pacote de imagens mostra ainda o encosto do assento do motorista, com formato esportivo, bem como um recorte do volante, além de outra foto com o nome “Astra” com letras espaçadas, provavelmente no centro da tampa traseira. O hatch ostenta pintura amarela e, dessa forma, parece ser uma versão com veia mais esportiva. A conferir.
Base de Peugeot 308
Diferente do Brasil, onde o Astra acabou estacionando na 2ª geração e saiu de linha já defasado em 2011, na Europa o hatch se mantém vivo até hoje. E seguirá, portanto, em linha com o lançamento desta nova geração. Entretanto, esse novo Astra terá um pouquinho de DNA francês. É que o modelo vai utilizar a plataforma EMP2, dos novos modelos da Peugeot.
No caso do novo Astra, a base será a mesma do médio 308. Ou seja, o hatch não terá mais sangue alemão, e tampouco guardará qualquer relação de parentesco com o Astra que fez enorme sucesso no Brasil com a gravata dourada da Chevrolet. Este se despediu, assim, após ser produzido no país por 13 anos, mais precisamente entre 1998 e 2011.
Elétrico? Híbrido?
Por ora, a Opel não revelou qualquer detalhe técnico do novo Astra. A montadora apenas indicou que o modelo será eletrificado. Cogita-se que a nova geração utilize o sistema híbrido do Peugeot 308, que combina o motor 1.6 THP turbo a um motor elétrico com 110 cv. Fala-se também em uma versão híbrida plug-in com tração nas quatro rodas e 300 cv.
A única certeza no momento é de que a produção do novo Opel Astra começará ainda neste ano na fábrica da montadora em Russelsheim, na Alemanha. E para a alegria dos fãs e saudosistas, o novo Astra terá uma versão perua, já que vai se valer da mesma arquitetura do Peugeot 308. E aí, será o caso da Stellantis trazer a Opel para o Brasil?
Chevette elétrico
Em tempo: a marca alemã da Stellantis revelou, em maio, uma versão retrô e elétrica do cupê Manta, um primo do Chevette. O esportivo não apenas trouxe um estilo de carroceria que lembra o modelo brasileiro dos anos 1970, como também inovou ao oferecer tração traseira e câmbio manual. Isso com potência de 147 cv e bateria para acelerar por 200 km.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.