Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

sábado, 18 de dezembro de 2021

Cruzeiro clube-empresa: Assembleia aprova novo estatuto que permite venda de 90% das ações da SAF

A noite desta sexta-feira (17) vai ficar marcada em toda história do Cruzeiro. A Assembleia Geral do clube com a presença de conselheiros e associados aprovou a mudança no estatuto que permite a venda de até 90% das ações da SAF (Sociedade Anônima do Futebol).


E foi com uma ampla maioria de votos favoráveis. “Tivemos em um universo de mais de 500 votantes apenas 18 votos nãos. Acho que isso é muito significativo para nós”, disse o presidente Sérgio Santos Rodrigues em entrevista ao canal oficial da Raposa no Youtube.

No total, foram registrados 564 votos no pleito, com 544 a favor e 18 contrários, com um voto nulo e outro branco.

“Mostra o que a gente falava antes, da animação que estávamos, da campanha que foi feita e dos votantes que representaram o desejo da torcida para mudarmos os rumos do clube. Uma vitória muito expressiva, queremos agradecer muito quem apoiou, pediu voto e apareceu. Vamos trabalhar que em breve virão boas notícias para a torcida”, completou.

Antes da mudança, o estatuto dizia que o Cruzeiro sempre seria o seu próprio acionista majoritário, tendo em seu poder pelo menos 51% do seu capital social. Agora, porém, o clube pode negociar 90% e ficar com 10% das ações.

Com essa cota de pelo menos 10%, o Cruzeiro sempre terá uma cadeira no Conselho de Administração da SAF e poderá, entre outras coisas, preservar a marca, cidade-sede, cor e mais itens de sua identidade.

A ideia principal é dar flexibilidade para que o clube negocie a maior parte das ações, atraindo investidores e profissionalizando a gestão par clube-empresa. Estima-se que um potencial investidor possa injetar até R$ 500 milhões na SAF.

“Fundamental essa aprovação. Fui vice-presidente em 97, assumi a presidência em 2003 e já tínhamos isso em mente. A nova lei viabilizou o projeto que o Cruzeiro já pensava há muitos anos, de administrá-lo. Sempre pensamos em administrar o clube como empresa. Fizemos a parceria com a Hicks Muse, mas eles só tinham 49%, como previa o estatuto. Por isso, a parceria durou pouco”, disse o ex-presidente Alvimar de Oliveira Costa.

A XP Investimentos e a consultoria Alvarez & Marsal agora terão a missão de negociar com investidores. Não necessariamente os 90% na totalidade, podendo ser um percentual menor. O Cruzeiro espera ter aporte financeiro até março do ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.