A Latam passará a cobrar pelo serviço de bordo em voos domésticos
dentro do Brasil, a ação deve entrar em vigor entre a última semana do
mês de junho e a primeira de julho. De acordo com o CEO para o Brasil da
companhia, Jerome Cadier, o menu é parte do posicionamento da empresa
de oferecer maior flexibilidade aos passageiros e vem para complementar
as novas opções de tarifas que também começarão a ser operadas no final
do mês. Com as mudanças, a Latam espera reduzir em até 20% o preço da
tarifa média das passagens.
Com tarifas mais acessíveis, Cadier
espera aumentar em 50% o número de passageiros transportados pela
companhia até 2020. Atualmente a Latam transporta 70 milhões de
passageiros, sendo aproximadamente 30 milhões de brasileiros. “Esta não é
apenas uma resposta à necessidade dos clientes por mais opções, mas uma
melhora na operação. Com essa modificação, além das mudanças nas
tarifas e bagagens, conseguiremos oferecer preços com muito mais
transparência”, enfatiza o CEO que afirmou que o novo posicionamento
tornará a aérea muito mais competitiva. “A disputa com as companhias low
cost ficará muito mais equilibrada”, complementa.
Batizado
de “Mercado Latam”, o novo menu passa a incluir 50 opções de produtos,
entre lanches, bebidas (alcoólicas, sucos, refrigerantes, café, chá
etc.), snacks, frutas e sobremesas, a partir de R$ 4, além de
combinados, a partir de R$ 14. As opções foram desenvolvidas baseadas
nas preferências dos consumidores brasileiros e inclui brigadeiro e bolo
de banana, além de opções para vegetarianos e celíacos. Os pagamentos
poderão ser efetuados pelo cartão de crédito ou dinheiro em espécie.
Cobrança por assento e novas tarifas de bilhetes
A
mudança ainda deve levar alguns meses para acontecer, mas Cadier
afirmou que em breve a Latam também passará a cobrar para que o
passageiro assinale o assento desejado. O executivo explica que a
mudança faz parte da nova classe de tarifas de bilhetes desenvolvida.
Segundo o CEO, a Latam passará a contar com quatro classes de bilhetes:
Promo, Light, Plus e Top. “A Promo já existia, mas aparecia apenas
durante as megapromoções. Agora o cliente verá essa tarifa com muito
mais frequência”, explica. A diferença entre uma classe e outra será de
R$ 30 a R$ 50, o valor oficial ainda não foi decidido.
Veja como fica cada uma das tarifas
Promo – A
mais barata das tarifas, a Promo visa atender ao cliente que busca uma
passagem por um preço realmente atrativo. Esta é também a mais rígida
das passagens, não permitindo alterações, reembolsos, validação de
pontos múltiplos ou marcação de assento. O assento será designado pela
companhia no momento do check-in. Esta tarifa também não inclui bagagem
para ser despachada, podendo ser comprada por R$ 30, o momento da
reserva do bilhete, ou por um valor diferencial mais caro no balcão.
Light – Nos mesmos moldes da Promo, a diferença desta tarifa é que permite pontuação de Múltiplos.
Plus – A
tarifa Plus já é mais atraente àqueles que precisam fazer mudanças,
além de reembolsar em 50% o valor da tarifa em caso de cancelamento.
Além disso, é permitido ao passageiro uma peça de bagagem despachável de
até 32 kg. Aqui, o assento pode ser reservado sem custo extra, porém a
opção de assento com mais espaço ainda é cobrada.
Top – A
Top inclui todos os serviços, além de duas peças de bagagem
despacháveis, marcação de assento gratuita e opção de mais espaço também
inclusa.
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